Retífica do Motor: Quando é necessário fazer?

12/03/2019 | Notícias

A retífica é um serviço feito por mecânicos, que desmontam o motor para a análise de cada componente e a verificação de quais itens precisam ser substituídos e quais devem ser reaproveitados. 

 

Como é feita a retífica do motor?

 

As peças do motor devem ter medida e tolerância exatas. Por isso, elas precisam ser originais dos fabricantes de veículos. Juntamente às peças reaproveitadas, é feita a limpeza de resíduos, usinagem, remontagem e regulagem. Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados. Ela não é uma boa opção se o custo do serviço for mais da metade do valor do veículo. Fique atento a esse ponto. 

 

Quando o motor precisa ser retificado?


Seu carro pode apresentar alguns sinais de que o motor está precisando de ajustes. Fique atento a esses indícios:

- o escapamento do seu carro emite muita fumaça de cor azulada;

- existe óleo vazando no escapamento;

- o nível do óleo diminui rapidamente no reservatório;

- tem óleo nas velas;

- você abastece e o combustível não rende;

- seu carro está sem potência;

- o motor trabalha sempre superaquecido;

- você acelera e o motor faz um ruído metálico.

 

Motor superaquecido

 

O superaquecimento é uma situação muito ruim para o motor e seus componentes. Isso porque o aumento da temperatura pode danificar peças importantes para o bom funcionamento do sistema de propulsão do carro. Um dos motivos do superaquecimento pode ser a vedação do cabeçote que está defasada. Isso faz com que o líquido de arrefecimento vaze, impedindo o resfriamento correto do calor produzido no motor. Com o cabeçote rachado ou queimado, é importante o reparo imediato. E, nesse caso, a retífica da peça é o procedimento mais indicado para reparar qualquer empeno que foi causado pelo alto calor. 

 

Vazamento de óleo 

 

O óleo é primordial para um bom funcionamento do motor, pois ele é o líquido responsável pela lubrificação das peças que estão, a todo momento, em contato, diminuindo assim a ação do atrito e aumentando o seu tempo de vida. Com o vazamento de óleo e a sua diminuição rápida, o motor ficará sem o seu principal agente lubrificante, o que faz com que as peças parem de deslizar e comecem a bater, até que haja um desgaste prematuro e algum problema aconteça. E, para arrumar essa situação, apenas desmontando o motor por completo e retificando os acessórios necessários para que tudo volte ao normal.

 

Fumaça azulada

 

Como citado na lista acima, outro quesito que indica a necessidade de retificar o motor é quando o carro emite uma fumaça azulada. Isso acontece pelo alto consumo de óleo da peça. Essa situação ocorre porque o lubrificante entra na câmara de combustão e, consequentemente, começa a queimar junto com o combustível. Por causa desse deslocamento de localidade, o resultado é uma fumaça azulada que sai do escapamento.

 

Como saber se a retífica foi bem-feita?

 

Para saber se a retífica foi bem-feita, fique atento aos primeiros 1.000 km rodados após o serviço. Além disso, mantenha água e óleo dentro dos limites adequados e evite acelerações bruscas com o motor frio.

 

Fonte: Etonini

 

 

Compartilhe nas redes sociais: